29.6.06

Que difícil é ser um "homem a sério"!

Caramba, são tantas as coisas «que um homem (não) pode ou (não) deve ter para ser um verdadeiro "macho man"»! Nem se pode escolher a comida e o tamanho das doses à vontade. Tudo para evitar ser considerado "maricas", horror dos horrores!

É pena que estas e outras "regras" de masculinidade sejam frequentemente tão rígidas que não deixam muitos homens fazer (e comer e usar e apreciar e etc.) aquilo que querem e bem entendem em paz e sossego. É chocante que a homossexualidade continue a ser o "bicho papão" usado para "assustar" os homens e "convencê-los" a cumprir estas regras e ser "homens a sério" (o que quer que seja que isso signifique).
a

4 comentários:

Grace disse...

Mas a questão fulcral é: será que os homens vêm esse ridículo na situação!? Ou só verão isso os gays (pressupondo que estes se apercebem do ridículo)!?

Grace disse...

É a própria autora do post que constrói a referência de um comportamento heterossexual face a um comprtamento homossexual! Se os homens hetero têm a capacidade autocrítica de se verem como jarvardos e de deliberadamente se afastarem de outros comportamentos, não terão os gays a mesma capacidade autocrítica que lhes permita considerarem-se javardos ou educados ("delicados", como Yoda pretende transmitir - não eu)!?
Quero com isto dizer que minha visão não é romântica, é realista, e baseada nos elementos do discurso apresentado!

De qualquer modo, nem excluo nem afirmo a possibilidade de que eles (gays) se apercebem ou não do ridículo da imposição de estereótipos...
No fundo, o que aquela lista representa é uma tabela pela qual se pode "medir" a masculinidade, como se houvesse graus de masculinidade... Enfim... e o que está no extremo oposto de uma masculinidade viril e plena!? Uma mulher, um gay, ou uma lésbica!!??

abrunho disse...

Aquilo é brincadeira. Tentar construir teses de masculinidades com aquele texto é tão absurdo, como o próprio texto o é. Mas quem escreveu o texto está mesmo para o gozo, o gozo deste mundo que tem os seus discursos de masculinidade. Aquele texto até é uma forma leve e divertida de mostrar o ridículo desses discursos.

belard disse...

Er... Já alguém ouviu falar em sarcasmo?