18.7.06

Resistir aos Preconceitos

"Demasiadas publicidades alimentam ainda os estereótipos de uma mulher com o cérebro atrofiado, cujas únicas capacidades se limitam às actividades domésticas." Assim começa o artigo de Guillaume De Walque intitulado "Farto das publicidades sexistas" que foi publicado a 15/05/2006 no jornal La Libre Belgique.



Apoiando-se em exemplos concretos de "publisexismo", o jornalista cita algumas acções que podem ser tomadas e dá-nos a conhecer a campanha que a associação belga Vie Féminine lançou este ano "Sexismo: Resistemos aos preconceitos".

Conclusão do autor: "Enfim, podemos todas e todos agir ao nosso nível para fazer evoluir as mentalidades. Neste contexto, é fundamental que os homens se sintam implicados e sejam envolvidos. É o motivo pelo qual pego na caneta. Aposto que o mesmo texto escrito por uma mulher suscitaria reacções do tipo «Que feminista antiquada!» Sexismo, disse sexismo?"

Aproveito para ilustrar o propósito deste jornalista com dois exemplos televisivos recentes: o anúncio para a Água das Pedras sabor Melão e o anúncio para a lixívia Blanka.






a

7 comentários:

Taxista Feminista disse...

Tiraste-me as palavras da boca - esta época estival trouxe (além da vaga de calor) um monte de novos anúncios algo ridículos. Já tinha pensado escrever sobre isso e reeditar o "Prémio de Publicidade Mais Sexista do Ano" (ver aqui e aqui) mas há tantos candidatos possíveis que uma pessoa nem sabe por onde começar ;)

Anónimo disse...

O anúncio da Água das Pedras sabor Melão é inqualificável e de um extremíssimo mau gosto...
Certamente já afugentou possíveis clientes...

abc disse...

Eu conheço uma pessoa que estava a planear escrever para a empresa da Água das Pedras a dizer que, por causa do anúncio, não planeava experimentar este produto. Não sei se o chegou a fazer ou não.

Anónimo disse...

Estranho, a todos os locais onde eu vou, o produto está sempre esgotado... Se calhar não afugentou clientes, pelo contrario

turmeric disse...

"Estranho, a todos os locais onde eu vou, o produto está sempre esgotado... Se calhar não afugentou clientes, pelo contrario"

Pelos vistos há muita gente com muito mau gosto...

Ana C. disse...

Eu já escrevi à Água das Pedras a reclamar e recuso-me a consumir produtos deles(além do mais, água com sabor a melão deve ser sinistra)enquanto não retirarem e anúncio e, já agora, peçam desculpa.

abc disse...

Eu e um primo meu também escrevemos para lá mas ainda não tivemos nenhuma resposta...