13.11.06

O Feminismo Está na Rua

Segundo uma notícia do jornal Público, edição de 12-11-2006, a moda que o Colectivo lançou em Setembro passado pegou...













em Espanha!


[Actualização, 22 de Janeiro de 2007: E também na Áustria!
"Vienna launches gender-friendly signs on public transport"
Obrigad@ pela dica, Grace!
]
a

5 comentários:

peter pan disse...

esta notícia é muito interessante. De facto tem havido recentemente alterações em pictogramas que inicialmente só mostravam homens -o caso mais conhecido é o de "sinal de elevador".

Anteriormente eram 3 homens (nalguns casos era um casal, mas no sistema mais difundido, o USA DOT eram 3 homens, se bem q a silhueta fosse bastante assexuada), e depois passaram a ser 2 homens e uma mulher, num caso (Austrália) 2 mulheres e um homem. Ou seja, os mesmos pictogramas (sistema DOT, com origem nos anos 70) foram redesenhados, provavelmente tendo em atenção as críticas feministas recentes.

Mas o único caso de uma silhueta feminina em sinais de trânsito ("travessia de peões") que conheço ocorria num país do Sudoeste asiático (vi o sinal num catálogo, mas sem explicação). Isto nas centenas de países q adoptam o sistema internacional/europeu (os sinais norte-americanos são ligeiramente diferentes).

No sistema internacional, as mulheres aparecem sempre representadas como crianças (travessia de peões e "pista obrigatória p/ peões" - sinal circular, de fundo azul, um homem adulto conduz uma criança pela mão). Aliás a representação de crianças em sinalética é muitas vezes feita por recurso a pictogramas femininos (muito raros no q toca à representação de adultos). Por ex., no sinal "[procura de]crianças perdidas", em aeroportos: uma menina a chorar.

O que é tb um preconceito de género: a menina, vítima indefesa (os rapazes não choram, etc.)

abc disse...

Epá, não sabia nada disto.
Muito interessante - obrigado, Peter Pan!

Anónimo disse...

Feminino é usar saias e tranças? Julgava que o boneco representava um ser humano.

Anónimo disse...

Vale a pena dar uma vista de olhos:
http://www.assimnao.org/videos.htm

Anónimo disse...

ola, queria dar os parabens ao vosso site femenismo, as mulheres tem de ter os mesmos direitos de que nos(homena) pois vivwmos no pais civilizado e concorda kom os direitos humanos, as mulheres tem os meus deveres pk n podem ter os mesmos direitos, sinceramente, mas axo ke a questao dos somafros e sinais de transito n sao o pior,e ke as mulheres vestem calças axo ke por a saia n e assim tao importente, mais uma vez muitos parabens ekeria paticipar alexmasife@msn.com