27.4.06

O que é o Colectivo Feminista?

O Colectivo Feminista é um grupo informal de mulheres e homens que desejam contribuir para trazer o feminismo para as ruas, para os pensamentos, para as conversas de café, de recreio ou de escritório, para a vida quotidiana.

Somos pessoas muito diferentes - entre nós há artistas e cientistas, taxistas e activistas, optimistas e pessimistas, realistas e idealistas - mas temos em comum a convicção de que tod@s (raparigas e rapazes, mulheres e homens) somos sistematicamente limitad@s nas nossas escolhas e oportunidades pelas ideias dominantes na nossa sociedade sobre o que é um "homem a sério" ou uma "mulher às direitas".

Acreditamos, como tal, que é fundamental assumir uma postura crítica face a essas regras restritivas de masculinidade e feminilidade e combater todas as formas de discriminação a que elas dão origem, em particular o sexismo e a homofobia. Pretendemos fazê-lo através de acções de rua e campanhas várias e da dinamização deste blog. O humor e o "efeito surpresa" serão as nossas principais armas.

Para nós, o feminismo não é uma palavra "feia" - queremos celebrá-la. Para nós, o feminismo ainda não passou de moda - queremos que ele continue a passar por aqui, por ali, por todo o lado.

ºas

14 comentários:

Taxista Feminista disse...

já estava a fazer falta um Colectivo assim...

Ванесса disse...

Olá a todos/as!
Descobri o vosso espaço há momentos... e venho congratular esta inspiradora movimentação de forças e de vontades!

Adoro a vossa iniciativa e comecei a divulgação da mesma. Bom trabalho!!

Anónimo disse...

...nasceu assim uma nova intervenção nas ruas de Lisboa. Cabe agora a tod@s levar esta chama a outras ruas, paredes e calçadas das cidades; entrar pelas ideias adentro e mostrar que outra coisa é possível. Bom trabalho a tod@s

Anónimo disse...

Parabéns!!!!

Não concordo q tenham escrito nas paredes, mas axo q tava tudo muito bem feito!!!!!
Fizeram um bom trabalho!!!!!

Beijos

Anónimo disse...

May the Force be with You!

elisa disse...

Boa!Também descobri agora o blog e parece-me uma óptima ideia!
Vou querer saber mais

Colectivo Feminista disse...

Olá a tod@s e muito obrigad@ pelos vossos elogios e comentários! É uma honra e um prazer contar com o vosso apoio!
Continuem a visitar o nosso blog - teremos novidades em breve sobre novas acções! ;)
E se quiserem saber mais sobre nós ou colocar alguma questão, enviem-nos um email para colectivofeminista@gmail.com

Anónimo disse...

Muitos Parabéns!!!!

Fico muito contente por surgir, finalmente, um colectivo feminista.
será, com certeza, o principio do fim. É esta postura pró-activa que faltava para se procurar mudar as mentalidades das pessoas!

Força e Obrigada

Colectivo Feminista disse...

Obrigad@ pelo apoio, Lena! E esperamos que este seja mesmo o princípio do fim... do sexismo, homofobia discriminação,...

Anónimo disse...

Viva!
Descobri-vos através do blogue do Vale de Almeida e que melhor indicador para atestar a pertinência, actualidade e bom-gosto deste vosso (posso dizer "nosso"?) sítio, que lembra os direitos das mulheres?
Somos feministas? Ah pois, mulheres e homens, desde que percebamos as discriminações de género ainda existentes e façamos por lhes dar fim.
Beijos e bom trabalho!
Irene

Anónimo disse...

É com imenso orgulho e emoção que leio e vejo este projecto ganhar corpo. Corrosivo e sem concessões! Que pena a vós não me ter juntado no dia 25 de Abril! Em próxima incursão nocturna quero participar, para tornar o feminismo num caudaloso e alegre movimento.

Parabéns pela perseverança e intrepidez!

Anónimo disse...

Viva as Riots!!!!!!! Legal en?

Anónimo disse...

olá!

nao sei se costumam ir à caixa de correio mas mandei para la um mail, se puderem dar la um saltinho para me responderem agradecia =)

peste*

Estela Maris disse...

Maravilha de Blog!

Vou ler, com certeza, muitas outras vezes!

Beijos à todas e a todos!