25.7.06

O efeito AXE

De volta à publicidade, mas a silly-season assim o proporciona.

Ao ir ver um dos blockbusters do cinema deste Verão, deparo-me com o novo spot publicitário do desodorizante AXE.
Desta vez, já não é o canastrão do Ben Affleck com um aparelhozinho de metal a contar as miúdas que não resistem ao efeito AXE, mas sim um pobre imberbe que se enche de desodorizante numa praia. O efeito AXE percorre mares e montanhas, e milhares de mulheres, todas em bikini, todas perfeitas, morenas de um lado, louras do outro, todas com uma ar felino e enlouquecido, correm dispostas a tudo para conquistarem o tal rapazinho imberbe, que está no meio de uma praia a bezuntar-se de AXE. É este o efeito AXE.

Sobre este anúncio não é preciso sequer mencionar que cai no falaciosismo de usar mulheres em bikini para captar a atenção do público, ou de ser básico por cair na dualidade feminina de loiras e morenas, de ser patético em achar que a sexualidade é uma coisa meramente irracional e de propagar a heteronormatividade, como se os homens só atraíssem mulheres, nunca outros homens.
No fundo, o efeito AXE é profundamente contraditório, uma vez que acaba por tratar os homens como objecto, que se usa e se deita fora, de algo que pode ser conquistado como um troféu, que se usa uma vez, e depois acaba arrumado num prateleira. Ou como algo que irá acabar no lixo, ao lado da embalagem vazia do desodorizante. A AXE trata os homens como uns tolinhos, como uns desgraçadinhos que têm que recorrer a mezinhas para melhorarem a sua capacidade de sedução, de como quem diz "tu és feio, pequeno, imberbe, com um péssimo gosto para tangas, mas isso até se resolve, se usares AXE". Por fim, hão de me dizer qual é o ser humano que fica doido varrido por alguém que está literalmente encharcado em desodorizante.

1 comentário:

(5) comentários publicados originalmente disse...

Flaneur(a) Interventiva disse...
Entendo as falácias e a perigosidade socializante dos discursos por detrás das imagens... concordo e reitero a crítica!!
Trago-te, contudo, uma realidade mais dura... a da violência sexual e física contra as mulheres Peruanas. A justificação dada no texto josnalístico: a falta de emprego e frustração dos machos peruanos.
Até parece que ao longo da história não existiram sucessivas milhares de justificativas para o espancamento e a violação de mulheres...
Vê aqui:

http://news.yahoo.com/s/nm/20060724/lf_nm/peru_crime_women_dc
25/7/06 13:20

Turmeric disse...
Toda a violência sexual e física, seja contra quem for, é importante e chocante. Assim, a violência contra as mulheres Peruanas é importante.
Contudo há violência e descriminação aqui e agora. Frequentemente somos vítimas dela. Pode até ser mais súbtil do que outras mais chocantes... mas existe e é também importante que tomemos consciência dela e a denunciemos.Se cada um actuar no seu espaço de acção estaremos a contribuir para o global.

Assim, considero os posts deste blog bastante relevantes. Até porque se olharmos só para longe, e para o mais chocante, corremos o risco de deixar passar o que acontece connosco.
27/7/06 01:09

Anónimo disse...
hoje num posto de saúde deparei-me com um lindo espectaculo de amor entre dois adolescentes onde ela sorria disfarçadamente enquanto ele lhe mexia de forma entretida e possessiva num dos seios... Honestamente até achei que tinha jeitinho para a coisa, mas não muito sentido de oportunidade

e é ver o ar delas de tolinhas, todas contentes, sem sequer ver de longe o que todo aquele cenario representa...

para nao falar de que por trás dessas lindas campanhas de publicidade da treta estão uma cambada de pilas estupidas sexistas (BAHHHHH)
28/7/06 02:02

Anónimo disse...
Adorei a descrição minuciosa do anuncio. Mais importante, queria agradecer o facto de me terem esclarecido a mensagem oculta e tenebrosa por detrás da campanha da AXE. É importante haver quem nos faça ver o verdadeiro sentido da coisa... afinal de contas nunca a publicidade tinha assumido uma atitude tão agressiva e perversa, cheia de mensagens subliminares, etc... Errrr...
31/7/06 15:59

Oriana disse...
mensagens subliminares?? est@ anonymous deve ser alguém ou muito inocente ou muito distraido..
9/8/06 03:04