22.2.08

As mulheres na indústria cinematográfica

A tão esperada, e mundialmente seguida, cerimónia dos Óscares é já daqui a dois !

(imagem Guerrilla Girls) 

E tal como nos museus, as mulheres estão sobretudo presentes... na tela!
Felizmente existem festivais onde elas também ocupam outros lugares, o de realizadora por exemplo...

Reel Women International Film Festival
7 - 13 de Março, Los Angeles
"Our goal is to help increase opportunities for women of diverse
backgrounds to share their stories with the world."

3nd Annual Women's Film Festival
28 de Março - 06 de Abril, Miami
"bring together women from all over the world to explore, share and dialogue about issues concerning women through arts.We believe the images of women on film directly effect how women are perceived, valued and treated in society"
No site é possível ver os trailers dos 40 filmes seleccionados !

International Women's Film Festival
10-18 de Abril, Seoul
"aims to focus on the variety of lives through women's perspectives and create a space in which sharing a positive feminist culture with the audience can be achieved"

Black Lily Film & Music Festival
1-4 de Maio, Filadélfia
"values women’s voices and seeks to educate the general public about the importance of women’s art"


Miss Piggy

2 comentários:

Cat disse...

Já que se fala em mulheres e cinema... deixo aqui a referência a este site: http://www.wmm.com/

Anónimo disse...

Discordo um pouco com estes festivais "feministas"... Enquanto mulher (não posso dizer que feminista, porque para aderir a uma ideologia/causa tenho que a compreender primeiro e, só agora começo a tentar percebe-la)não considero este tipo de eventos uma exaltação da nossa condição na sociedade uma vez que, o que procuro (e penso que o feminismo também) é a igualdade de direitos a todos os níveis e não apenas no papel. Ora, um festival que aborde apenas realizadoras, produtoras, enfim, mulheres, não abona muito a nosso favor. Para mim, isto é uma descriminação, pois nós não somos nem mais nem menos que os homens e, não é com este tipo de iniciativas que vamos atingir ou mostrar a igualdade de sexos - a única forma de a conseguirmos é lutando por atingir os mesmos lugares que os homens e no terreno deles: nos seus festivais, nos seus filmes ou na sua música,na sua arte, no seu trabalho... Eu sei que é difícil, que existe uma barreira quase inultrapassável para esse mundo dominado pelos machos. Mas, esta será a única forma de mostrar-mos o nosso valor e que temos tanta competência quanto eles em vez de andarmos a fazer festivaizinhos só com mulheres, que no fundo serão vistos maioritariamente por mulheres, não modificando em nada a nossa condição perante o sexo masculino.