
E usei-o... Vários dias... Até que comecei a achar que as pessoas, depois de o ler, tinham reacções esquisitas. Olhavam para mim de um modo estranho, de facto. E, curiosamente, as mulheres mais do que os homens.
Os homens olhavam-me com um leve sorriso na cara como que a dizer que eu estava maluco... Que ideia a minha... Mas, nada de grave.
As mulheres, não. As mulheres ficavam quase zangadas. Mas ninguém dizia nada.Até que um dia duas colegas minhas disseram-me qualquer coisa do género:
- Ouve lá, mas que ideia é a tua de andares com isso ao peito?
- Isso o quê? Perguntei eu.
- Esse pin!? Estás maluco, ou quê? Achas que é bonito considerar-se uma noção radical que nós somos Pessoas?! Porquê? Somos bichos?
- Esperem aí.. Vocês acham que eu estou a gozar com vocês, mulheres?
- Claro que achamos!!! E não estás?
E aí percebi... Os meus colegas riam-se, benevolentemente. As minhas colegas achavam que aquilo era de mau gosto e que eu estava a gozar com elas... Pois é! Mesmo sabendo que não era esse o meu tom, mesmo conhecendo-me, todos os meus colegas que de alguma forma se manifestaram, homens e mulheres, achavam o mesmo - que aquela era uma frase completamente machista.
Só eu é que achava diferente, claro. Achava que o pin tinha uma frase genial, cheia de graça, que era absolutamente radical e profundamente pró-feminista... Aliás, tinha-o encomendado de um site de pins feministas! Expliquei-lhes... Não ficaram convencid@s.
Tinha um problema. Se pessoas que me conheciam há anos tinham esta reacção, imaginei que quem não me conhecia de lado nenhum pensaria coisas terríveis de mim o que, aliás, me “justificou” as caras que via quando andava por aí... Nunca mais o usei... Talvez erradamente, mas há riscos que não gosto de correr :)
Parece que as pessoas têm tanta dificuldade em conceber que um homem possa assumir-se como feminista, que tendem a interpretar esta frase completamente ao contrário, como se fosse uma declaração da inferioridade das mulheres! Duvido que isto aconteça quando este mesmo pin é usado por mulheres...
May the Force be with You
a
4 comentários:
O pin é genial.
A maior parte das pessoas não tem é a noção radical de que as discriminações na história consistiram, precisamente, em considerar determinados humanos não tão humanos como "nós", os dominadores.
Mas, como não somos só nós, e sempre nós e os outros, fizeste bem em deixar de usar - daqui a um anito ou dois talvez consigas fazer-te entender:)
este post é muito interessante.
na minha opinião, mostra não só que maioria das pessoas (mulheres ou homens) têm dificuldade em compreender que um homem possa ser feminista, mas também que o mundo nunca é o mesmo, visto pelos olhos das mulheres e dos homens.
Isto é, os dominadores não são o m.q. os dominados. Nunca poderão completamente sentir/tornar-se/colocar-se no lugar dos dominados.
Ganda pin! O problema não é seres homem, é a falta de sentido de humor das pessoas, homens ou mulheres. E a falta de compreensão de que o humor é uma arma de crítica poderosa.
E isso era um pin daqueles minúsculos, discretos, ou algo facilmente discernível por quem não esteja muito perto? Pelos vistos nunca o "apanhei" pelos corredores da escola com tal statement! ;-)
Eu teria achado uma frase gira. :-)
Cheers!
Enviar um comentário