8.10.06

Ainda o anúncio da Super Bock...

Um leitor deste blog enviou em Agosto à Direcção de Marketing da Unicer um email sobre a campanha "Miss Playbock". Algum tempo depois, obteve uma resposta. Há alguns dias, voltou a escrever-lhes um email, desta vez para comentar o "plágio" do anúncio do rabo (ver o post anterior). A Direcção de Marketing respondeu de imediato. Reproduzimos aqui, por sugestão deste leitor, a troca de correspondência.

"Sent: sexta-feira, 4 de Agosto de 2006 21:51
To: info@superbock.pt
Subject: Os ultimos anuncios

Cara Super Bock,
De facto, como cerveja és bastante boa. Sem mas nem meios mas.... Como publicidade "passaste-te". Tanto, tanto, que já nem dá gosto beber-te. Estou a falar dos dois últimos cartazes que descobri da Miss Playbock.

De cerveja fora de série e concertos fabulosos a cartazes boçais, sem graça e absolutamente grosseiros, foi rápido, inesperado e chocante.

De certeza saberás melhor que eu, somente um consumidor. Até hoje. Terei que te ser infiel e mudar de marca... Do mal o menos. Não terás mais pena do que eu mas tu lá sabes...

Até um próxima oportunidade que espero breve em que apareças com uma publicidade decente."


Resposta da Unicer

"Sent: 17 de Agosto de 2006
Subject: Re: Os ultimos anuncios

Quero acusar a recepção do seu mail datado de 4 de Agosto de 2006, o qual agradeço pela oportunidade que nos dá de receber a sua opinião de forma directa e transparente.

Ao longo destes anos de publicidade Super Bock, temos tentado manter uma linha de comunicação fiel a princípios relativamente simples: uma imagem centrada em algum dos nossos produtos, que é acompanhada por uma frase ou expressão adaptada à imagem e/ou adaptada a um determinado contexto (geográfico, temporal, situacional, etc). Nesta lógica, a marca Super Bock tem tentado sempre inspirar-se em diferentes aspectos do nosso dia-a-dia, expondo-as posteriormente, aos Portugueses em geral, de forma humorística e/ou inteligente e/ou artística.

Estes mesmos princípios mantêm-se válidos e continuam a nortear a nossa actuação. Contudo, compreendemos que humor, inteligência e mesmo arte, são valores que podem ser interpretados com as naturais variações individuais, quer seja no sentido positivo quer seja no sentido negativo, em função das susceptibilidades naturais e legítimas de cada pessoa. Temos assumido igualmente que a criatividade deve provir das mais diferentes fontes e dos mais diversos assuntos, mantendo contudo um respeito pelos princípios gerais dos direitos e da dignidade humana.

O seu comentário é sempre um motivo de análise da nossa parte. Será sempre um motivo de preocupação que as criatividades que utilizamos possam não ser descodificadas segundo a mesma interpretação que lhe atribuímos no momento em que as aprovamos. Gostaria contudo de lhe assegurar que não existe nenhuma outra intenção que não seja a de nos mantermos coerentes com os princípios da nossa publicidade acima enunciados.

Gostaria uma vez mais de lhe agradecer a honra com que nos brindou ao dedicar-nos tempo para nos fazer chegar a sua opinião. Certamente que os seus comentários são interpretados por nós como uma contribuição positiva às reflexões que sempre fazemos sobre as nossas actividades.

Faço votos para que no futuro possamos voltar a contar com o seu agrado relativamente à nossa publicidade e também manter a sua confiança como consumidor. Sem mais de momento, peço-lhe que aceite os meus respeitosos cumprimentos."


Email sobre "Plágio"

"Sent: quarta-feira, 4 de Outubro de 2006 23:55
Subject: RE: Os ultimos anuncios

Tendo-se dado ao trabalho de me responder e tendo-me deparado com esta imagem, gostaria de vos dizer que ainda fiquei mais triste.

Todos nós sabemos que não se deve esperar muito da publicidade e das campanhas de marketing e longe de mim estar com moralismos generalistas e por aí fora mas espero sinceramente que a UNICER tenha pago pouco, pelo menos pelo cartaz das "nádegas" da Miss Playbock.

É que, de facto, e como pode ver aqui junto, essa ideia já tinha sido produzida para Vodka em Inglaterra há 3 anos....

Na música chama-se a isto um "cover"...

Na publicidade o que será? Plágio? Espero que ao menos tenha sido de "borla"."


Resposta da Unicer

Sent: 5 de Outubro de 2006
Subject: Re: Os ultimos anuncios

"Agradeço o envio do anúncio, que desconhecia totalmente.

É impossível para nós saber o que se faz no mundo todo, pelo menos da parte de quem aprova campanhas (não somos nós que as produzimos, como imaginará).

Fica o agradecimento sincero, que espero poder ajudar-nos a esclarecer internamente esta situação."
a

2 comentários:

maria disse...

Olha, eu também escrevi à Unicer na altura (para essa mesma morada) e nunca obtive resposta!!!!

abc disse...

A mim também não me responderam!