27.10.06

Correio d@s Leitor@s - Parte II

O Colectivo Feminista esteve a descansar um pouco este Verão - mas @s noss@s leitor@s não!

Durante os últimos meses, recebemos vários emails de visitantes do blog com sugestões "culturais" - aqui ficam duas delas.

Fotografias de Marrocos
Sugestão enviada por Miss Bliss

"Queria só partilhar convosco um trabalho fotográfico realizado em Marrocos por Patrick Zackmann que dá a mostrar alguns casos de violência dos homens sobre as mulheres marroquinas e até mesmo violações... Dentro da galeria podem encontrar inúmeras delas tiradas nos centros de apoio locais... (Aconselho-vos a verem a galeria completa com atenção às descrições de cada imagem.)"


Exposição "Uma Questão de Sexo(s)" no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva
Sugestão enviada por Maria


"Os homens e as mulheres serão tão diferentes como pensamos?

Até que ponto os genes e a cultura criam aptidões distintas nos dois sexos? O gosto artístico, a visualização em três dimensões, a facilidade de entender o discurso escrito ou a aptidão para a matemática são algumas áreas que frequentemente se associam a cada um dos géneros.

Durante os próximos 10 meses estas e outras questões serão postas à prova nesta exposição.

A participação activa dos visitantes é essencial: antes de entrarem na exposição recebem uma pulseira com um código de barras que identifica se são do sexo feminino ou masculino; a activação dos módulos da exposição é feita aproximando o código de barras de um leitor, e o desempenho do visitante na tarefa que lhe é colocada é automaticamente contabilizado em função do género.

Portugal é o quarto país onde esta exposição, produzida pelo centro de ciência belga Technopolis, é apresentada. Os resultados obtidos na Bélgica, Holanda e Dinamarca revelam algumas surpresas: de um modo geral, as mulheres prestam mais atenção aos módulos e dedicam um pouco mais de tempo à sua exploração que os homens. No entanto, as diferenças no desempenho verificadas entre os diferentes países são maiores que as registadas entre homens e mulheres, o que parece indicar que as aptidões testadas nesta exposição são mais influenciadas pela cultura que pela genética.

Uma Questão de Sexo(s) estará patente ao público até Agosto de 2007.
Muitas serão as actividades organizadas: homens baby sitters, mulheres pilotos, homens secretários, mulheres capitãs de navios, homens empregados domésticos e mulheres comentadoras de futebol serão alguns dos convidados para debates em torno desta exposição."

Aqui podem ler descrições dos 40 módulos interactivos da exposição e aqui podem ler mais sobre ela e fazer download de materiais sobre os seus conteúdos.
a

Sem comentários: