20.10.07

Doc do dia

"Convicções",
hoje às 16.30, na Culturgest, Grande Auditório
(repete amanhã, no Londres, às 14 horas)






Convicções [P]
de Julie Frères
55´Portugal/França 2007

Em Fevereiro de 2007, os Portugueses foram chamados a votar pela ou contra a despenalização do aborto. Partindo do quotidiano de quatro mulheres de convicções totalmente opostas, o filme segue de perto a campanha do referendo, nos bastidores, na rua e nos media.


- Barriguita

2 comentários:

cris disse...

Tenho mta curiosidade em ver este documentario. Dp do decepcionante Sereias, pode ser q este (a metade do SIM, pelo menos) seja uma pedra no charco. E tb estou a fazer figas para q a realizadora nao seja do tipo "ideologicamente isenta e nao comprometida" e "vamos la dar voz a todas q sao todas igualmente validas" e nao outras baboseiras q tal... Diz-me ja se estou a ter esperancas em vao. Estou?

Barriguita disse...

Não é decepcionante como o "Sereias" mas também não achei um documentário-referência sobre o Referendo. Centra-se mesmo em dois pontos de vista distintos, a Cecília Costa dos Médicos pelo Sim (a atender a linha telefónica das Women Waves) e duas tipas do Não que fazem atendimento social numa paróquia e outra distribui kits vida pelas paróquias e em Congressos.
Não o achei abrangente porque cai na dicotomia "igreja- esquerda"; ou seja, se por um lado, tem a mais valia de mostrar pela 1ª vez médic@s pelo Sim, por outro, reduz o Não apenas e e somente à Igreja, como se tb neste referendo não tivesse havido Católic@s a dar a cara pelo Sim. Ou seja, este documentário só mostra e só se centra no argumento da vida.
Opções narrativas, I guess, mas no geral fraquinho. - Acho que ainda está tudo muito fresco na nossa cabeça para um olhar mais distanciado. Pelo menos, foi o que senti.