29.10.07

Jornalismo da Treta vs Shopping da Treta

A TVI esta noite resolveu debruçar-se sobre os quatro lugares de estacionamento do Shopping 8ª Avenida, em São João da Madeira. Alheia à questão da particularidade das casas de banho masculinas, centrou-se nos 4 lugares cor-de-rosa num universo de 1400. A jornalista que assina a peça, retrata a coisa como curiosa e engraçada, nunca lhe passando pela cabeça que tal iniciativa, seja no mínimo sexista ou discriminatória. Entrevista dois ou três populares, que acham giro, e um porta-voz qualquer do Shopping que fala da grande vantagem dos lugares, pois assim, balbucia, "as mulheres podem andar à vontade com os seus sacos de compras". Esses lugares de estacionamento, como noticiou o JN, até são "mais largos do que os "normais" e até mais generosos do que alguns dos espaços reservados para deficientes, mulheres grávidas ou idosos", mas nem isto a jornalista achou que teria alguma relevância.

Se já achávamos este Shopping insólito, não só pelo que tínhamos lido nas Renas e Veados, como também em alguns mails que nos chegaram à caixa do correio, ainda mais surpres@s ficámos quando ligamos a televisão e vimos que o único motivo de ser notícia é por ter 4 lugares de estacionamento pintados a cor-de-rosa. Certo, que a informação tele-lixo não é novidade, ainda mais naquela estação, mas tenham paciência, às vezes não é assim tão difícil pensar.

- Barriguita

(Resolvemos escrever-lhes; se quiserem fazer o mesmo: redaccao@tvi.pt)

1 comentário:

antidote disse...

hmm... nao conheco a historia por detrás, mas se me concentrar na parte de "estacionamento para mulheres" nao acho a coisa necessariamente discriminatoria, SE o argumento por detrás for o mesmo por trás de inciativas semelhantes europa fora:

a maior parte das tentativas de violacao ou assalto a mulheres dao se em parques de estacionamento. estamos a falar de numeros bastante grandes, nao acontecimentos esporadicos.

claro que o que ha a fazer cortar o mal pela raiz nas suas causas fundamentais (mudar a estrutura civica, punicao de facto dos crimes sexuais, etc), mas até lá, acho fixe poder sair do carro numa zona bem iluminada com gente a passar.

seja como for, uma discussao sobre isto nao é completamente despropositada.

nao sei se foi essa a intencao dos gestores do centro comercial, tal como disse acima, a intencao discriminatoria estará nas intencoes e nao no resultado.

a parte de serem a cor de rosa e mais largos que os outros é completamente desnecessária.

my two cents.