"A escritora britânica Doris Lessing ganhou nesta quinta-feira o Nobel de Literatura 2007, um prêmio que recompensa uma obra vasta, variada e marcada pelos cenários da África e a causa feminista.
O júri descreveu Doris Lessing em um comunicado como "a narradora épica da experiência feminina, que, com ceticismo, ardor e uma força visionária sujeitou uma civilização dividida ao escrutínio".(AFP)
Já não é novidade. Tod@s sabemos que Doris Lessing ganhou o prémio Nobel de Literatura, notícia muito aguardada e amplamente divulgada por todos os meios de comunicação social.
Hoje em dia é natural que uma mulher receba o prémio Nobel, mas nem sempre assim foi. Se fizermos uma tabela comparativo por sexo, verificamos que a proporção de mulheres a terem sido galardoadas é ínfima.
Dos seis prémios atribuídos, um nunca foi concedido a uma mulher: o de Economia.
Aliás, desde a instituição do prémio Nobel em 1901, apenas 12 mulheres receberam o Nobel da Paz, 11 o de Literatura, 7 o de Fisiologia e Medicina, 3 o de Química e 2 o de Física. como podem verificar aqui !
A este propósito, deixo aqui uma frase de Sarah Moore Grimké Quaker (1792-1873, abolicionista e feminista americana): "Não peço favores para o meu sexo. Só peço que os nossos irmãos tirem os pés dos nossos pescoços."
Miss Piggy
Sem comentários:
Enviar um comentário