11.4.08

Imperdível

"Persepolis" de Marjane Satrapi (2007), trailer aqui

Persepolis é um filme biográfico de Marjane Satrapi que começou por ser uma bd, e agora passou a filme. Fez parte da selecção do Festival de Cannes do ano passado, e até estava nomeado para melhor filme de animação da última edição dos Óscares.

Este post está aqui em draft há não sei quanto tempo, e há tanto para dizer sobre este filme. Mas apenas digo que é um filme belíssimo, imperdível e que questiona muitas coisas, nomeadamente, as ideias estereotipadas que temos sobre as coisas, sobre nós e sobre os outros; é sobre o oriente pelo oriente, o oriente sobre o ocidente (genial a observação de Marjane, que foi para a Europa fugir à guerra, mas aqui podemos morrer de frio na rua, que ninguém se importa) e como nada é assim tão linear (o primeiro amor, afinal era feio, comichoso e picuínhas). Sobretudo, achei absolutamente genial a sua mãe ficar destroçada com o casamento da filha, porque sempre quis que ela fosse livre, independente e fizesse ainda muitas coisas. 

Persepolis é muito mais do que aqui digo. É sobre a liberdade e para a liberdade. A autora/ realizadora está proibida de regressar ao Irão, por ser considerada anti- iraniana pelo governo actual e o seu filme não irá passar nas salas de cinema do seu país, havendo mesmo pressão que não passe em alguns festivais, como tentaram que acontecesse em Cannes, e houve mesmo festivais que não o passaram. Felizmente, tem passado por muitos outros festivais, como o de Sundance. E também está por aqui, portanto, é ir ver já hoje, se ainda não o fizeram.

(Ver entrevista com Marjane Satrapi aqui


2 comentários:

Anónimo disse...

fogo! perdi este filme no cinema... agora tenho de esperar ansiosamente pelo dvd (ou pelo download)...

Anónimo disse...

O filme é lindo! Ainda está em exibição (pelo menos) no Corte Inglês. A não perder!