2.12.08

Testes de SIDA passam a ser gratuitos no SNS

Notícia Público, 2/12/2008

O teste para a detecção do vírus da sida vai ser gratuito para todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a partir do início de 2009, anunciou ontem a ministra da Saúde, Ana Jorge, no âmbito do Dia Mundial da Sida (ver página 15), na Amadora. Actualmente os utentes pagam taxas moderadoras que oscilam entre os oito e os dois euros.
Portugal está entre os quatro países europeus onde a taxa de novas infecções quase duplicou entre 2000 e 2007, segundo um relatório da ONU, ontem divulgado. Desde 1983, a infecção VIH/sida atingiu mais de 33 mil portugueses.

Para reforçar a capacidade e a realização precoce do diagnóstico, sobretudo junto dos grupos mais vulneráveis, Ana Jorge acrescentou que vão ser ainda disponibilizadas cinco unidades móveis, uma por cada Administração Regional de Saúde (ARS). Como "muitos doentes são diagnosticados numa fase tardia, aumentando o risco de morte e de transmissão, importa promover a realização de testes", justificou. Em Portugal fazem-se cerca de de um milhão de testes por ano.
A ministra anunciou ainda o alargamento dos cheques-dentista aos doentes infectados com VIH e a organização de centros de tratamento combinado que integrarão as terapêuticas anti-retrovírica, contra o bacilo da tuberculose e de substituição opiácea (para os consumidores de drogas por via endovenosa). Portugal era, em 2005, o país da União Europeia com maior incidência de sida relacionada com o consumo de droga injectada, com 36 novos casos estimados por milhão de habitantes nesse ano, segundo o relatório da ONU.
Mas há mais novidades: para as mulheres seropositivas que necessitam de procriação medicamente assistida com recurso a colheita de óvulos e posterior implantação de embriões, será criado um centro nacional que assegure a resposta necessária, na Maternidade Alfredo da Costa (Lisboa). E para evitar que transmitam a infecção aos filhos através da amamentação, os bancos de leite que entretanto forem criados nos hospitais públicos podem assegurar o leite de forma gratuita. "O fornecimento contínuo da fórmula láctea deverá ser também assegurado gratuitamente, no mínimo por 12 meses, pelas farmácias hospitalares", através de receita médica, explicou Ana Jorge. O pacote de medidas inclui ainda um concurso específico para projectos de investigação nesta área, com um orçamento de um milhão de euros.
Ana Jorge anunciou um pacote de medidas de luta contra a sida que inclui a gratuitidade dos testes .

1 comentário:

Anónimo disse...

Combater o machismo e a homofobia?? e porque é que será o feminismo a fazer isso? Vamos passar, então, a adorar a incapacidade física feminina, e a estupides normal atrás de um volante??
Pois...fico-me pelo machisma e homofóbico é mais seguro