20.6.06

Lost in Adaptation

Malorie Blackman, escritora de literatura infantil, discute neste artigo publicado hoje no Guardian a ausência de protagonistas de minorias étnicas (e, em particular, de raparigas negras) nos livros para crianças e jovens.

"I sold the film rights to a book I'd written called Operation Gadgetman, about the adventures of a black girl nicknamed Beans and her two best friends, one black girl, one white girl. (...) Watching the finished film was a revelation. My three girl characters had been turned into boys. (...) And each boy was white."

Parece que uma mudança do título de um livro ou do sexo e etnia das personagens dá muito jeito para ajudar a aumentar as vendas dos livros e filmes infantis...

E também serve para evitar que as crianças sejam "demasiado" expostas a histórias inclusivas e diversificadas - isso poderia deixá-las confundidas, coitadinhas. É que toda a gente sabe que os rapazes brancos são muito mais espertos, corajosos e aventureiros! Portanto, por que raio é que haveriam de querer ver filmes com heroínas? Ainda por cima negras?!
aa

Sem comentários: