17.12.08

As mulheres têm as costas largas

Estes dias têm sido prolíferos em artigos sobre os cuidados infantis. Ainda na segunda-feira podiamos ler no jornal Público, página 12:

"A UNICEF estudou duas faixas etárias - dos três aos seis anos e dos zero aos três. Em qualquer delas, a percentagem de crianças que passam o dia fora, ao cuidado de terceiros, é elevadíssima, com tendência para aumentar. É urgente que os Governos invistam mais nos cuidados e educação primários, diz o relatório.
No primeiro dos casos, 80 por cento das crianças frequentam estruturas de acolhimento fora da casa de família. Os países onde o número é de 100 por cento são a França, Itália, Bélgica e Espanha. Portugal vem a seguir à Alemanha e antes da Eslovénia
."

O artigo até é interessante, aponta uma série de lacunas ao nível do investimento nos serviços à pequena infância, faz comparações internacionais, etc. e tal, tudo muito bem. Mas onde não posso concordar é quando o jornalista reproduz, sem questionar, a visão patriarcal generalizada :

"Os peritos relacionam todos estes números com a presença cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. No espaço da OCDE, mais de dois terços trabalham fora de casa. "

Mas o que é isto ? E a presença dos homens no mercado de trabalho, essa já não está relacionada com a percentagem de crianças que "frequentam estruturas de acolhimento fora da casa de família" !?
Não, porque eles são o ganha-pão cuja legitimidade ninguém questiona. Insurjo-me!


Miss Piggy

7 comentários:

ROSEANE RIBEIRO ARÉVALO disse...

olá! tem post novo!

feliz ano novo e boas festas!

Roseane

Anónimo disse...

Olá! Eu sou o Vítor de Chaves.
Desde já gostaria de dar os meus Parabéns ao autor/a deste blog, pela coragem em divulgar essa causa, que é os direitos das mulehres.
Gostaria se possível divulgar no seu blog, dois blogs que eu oriento:
- o primeiro é do Grupo de Jovens Emanuel, (que se situa na Paróquia de Santa Maria Maior em Chaves). Este blog serve para divulgar o grupo e todas as suas actividades na comunidade.
- O segundo blog, é da minha autoria, e tem como tema: Aprender a Brincar. Neste blog deixo algumas sugestões de leitura para crianças e adultos, actividades para crianças, projectos sociais, um guia completo de Chaves, entre outras coisas.

Pode sempre me contactar, através do seguinte e-mail: Mvbl@sapo.pt

Abraços Vitor Melo

Continuem assim com esse belo projecto.

Tatiane R. disse...

Sempre entro no blog e agora fiquei com vontade de postar...Ora, esta história de culpabilizar a maternidade pela desoladora condições das crianças é retirar a responsabilidade de outras pessoas, afinal com diz o ECA, é dever do estado, da família e da sociedade...mas a mulher continua sendo focada, é o fato de só nós podermos gestarmos ou porque gostamos de cozinhar uma culpa! ana laura, se perguntando se a maternidade é uma armadilha?

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

Há um prémio para este blogue desta visitante silenciosa. Basta um clique no meu.
Obrigada por existirem.

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

http://bilroseberloques.blogspot.com/2009/01/premio-dardos.html

Adília disse...

Este discurso tem como objectivo implicito não declarado apelar ao regresso das mulheres ao lar e à domesticidade e é perigoso porque pretende fundamentar-se em valores que todos aceitamos:o desenvolvimento saúdavel das nossas crianças, mas esquece muito oportunamente de referir que este não pode nem deve ser conseguido às custas das mulheres e do seu desenvolvimento como seres humanos de pleno direito.

Diana disse...

Exactamente!

E parabéns pelo blog.